Gap Analysis para migração do SGA para a ISO 14001:2015 – Diagnóstico de Migração

O objetivo da Gap Analysis do SGA – Sistema de Gestão Ambiental para empresas já certificadas em conformidade com a ISO 14001 é identificar a situação de conformidade com relação aos novos requisitos e conceitos contidos norma de referência visando a adequação destas necessidades.

A verificação será focada na verificação exigências ambientais e de gestão, de modo a subsidiar o Plano de Migração.

A Gap Analysis é conduzida in loco nas instalações da organização e abrange elementos de gestão, ou mesmo elementos operacionais, quando pertinente, possibilitando a elaboração do Plano de Migração, descrevendo o passo a passo das ações a serem implementadas pela organização de modo a viabilizar a recertificação com base na ISO 14001:2015.

A condução da Gap Analysis deve ser realizada por pessoal qualificado, com conhecimento dos novos requisitos do SGA, além de conhecimentos técnicos ambientais, de modo a perceber as principais lacunas a serem adequadas no processo de migração do SGA.

Os elementos abaixo serão verificados para identificar a maneira como estes estão sendo tratados no SGA já implementado:

Contexto da organização;

Riscos e oportunidades;

Perspectiva do ciclo de vida e aspectos e impactos ambientais;

Necessidades e expectativas das partes interessadas;

Condição ambiental externa;

Desempenho ambiental;

Liderança e comprometimento da direção;

Gestão Ambiental Estratégica;

Indicadores e desempenho ambiental;

Processos terceirizados;

Sistemática de identificação e avaliação de requisitos legais e outros;

Demandas das partes interessadas;

Comunicação;

Gestão de mudanças;

Controle da informação documentada;

Anexo HSL da ISO.

Como resultado a organização receberá um Relatório descrevendo os pontos que irão requerer a tomada de ação visando adequar-se aos novos requisitos e conceitos da ISO 14001:2015

E receberá também Plano de Migração orientativo descrevendo as ações a serem tomadas como um passo a passo direcionado para agilizar a condução do processo de migração.

A organização poderá optar pela condução do Plano de Migração com pessoal próprio, ou ainda, contar com os consultores especializados da ISOVIRTUAL, reduzindo tempo e recursos.

Para empresas que irão iniciar o processo de implementação do SGA em conformidade com a ISO 14001:2015, a ISOVIRTUAL possui o Programa ISOVIRTUAL de Implementação de Sistemas de Gestão.

Gap Analysis para implementação da ISO 14001:2015 – Avaliação Ambiental Inicial

O objetivo desta avaliação inicial é identificar a situação atual da organização com relação às exigências ambientais e de gestão, de modo a subsidiar o Plano de Implementação.

A Gap Analisys é realizada através de uma avaliação in loco na organização, oportunidade em que serão verificadas as práticas ambientais atuais e passadas da organização, abrangendo:

  • Exame das práticas e procedimentos de gerenciamento ambiental existentes;
  • Atendimento às condicionantes contidas no licenciamento ambiental;
  • Questões de zoneamento e uso e ocupação do solo;
  • Avaliação das informações provenientes de investigações de incidentes e acidentes ambientais passados;
  • Análise das plantas (desenho) das redes de águas residuária, sanitária e pluvial;
  • Considerações sobre a existência de passivo ambiental, sem contudo envolver a realização de análises ou dimensionamento caso de sua existência;
  • Sistemática de identificação dos aspectos ambientais e avaliação dos impactos;
  • Existência de demandas das partes interessadas e seu tratamento;
  • Identificação de requisitos ambientais ao longo da cadeia de suprimento;
  • Verificação da sistemática de avaliação da conformidade legal ambiental;
  • Gestão de mudanças;
  • Comprometimento da alta direção;
  • Indicadores de desempenho ambiental;
  • Tomada de decisões ambientais ao longo da realização dos processos;
  • Práticas de prevenção da poluição;
  • Perspectiva do ciclo de vida, contexto da organização, riscos e oportunidades com relação as questões ambientais, ciclo completo de requisitos da ISO 14001:2015.

Além disso, neste diagnóstico inicial para implementação do SGA é identificada a estrutura existente na organização em relação ao controle da informação documentada pertinente à gestão ambiental, e ainda, a utilização de ferramentas de gestão já implementadas associadas a outros sistemas, como por exemplo, da qualidade ou de saúde e segurança do trabalho, que podem ser utilizadas e integradas na implementação do SGA em conformidade com a ISO 14001.

Resultado da Gap Analisys:

A organização receberá um relatório descrevendo as constatações da avaliação ambiental inicial, a descrição das não-conformidades quando existentes, o status de adequação legal, os recursos alocados e as práticas de controle ambiental realizadas que atendam as exigências legais e os requisitos da ISO 14001, incluindo apresentação de sugestões orientativas para a melhoria do desempenho ambiental da organização.

Além do relatório, será apresentada a sugestão do Plano de Implementação, elaborado na forma de cronograma com a estimativa de custos de adequação, prazos e a identificação das necessidades de correções a serem consideradas ao longo do processo de implementação.