PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

O que é o PGRS?

É um programa que descreve a sistemática de gerenciamento de resíduos sólidos que a empresa deve apresentar para a autoridade competente, contemplando as etapas e os meios de gerenciamento adequado dos resíduos sólidos do "berço ao túmulo", ou seja, abrangendo todas as etapas do ciclo de vida do resíduo, sejam elas internas ou realizadas por terceiros.

O PGRS foi estabelecido como exigência para os geradores de resíduos através da Política Nacional de Resíduos Sólidos conforme a Lei nº 12305/2010 no âmbito federal e nos estados conforme a legislação estadual específica.


Quem deve fazer o PGRS?

De acordo com a PNRS - Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010) estão sujeitos à elaboração do PGRS:

  • Geradores de resíduos dos serviços públicos de saneamento básico;
  • Geradores de resíduos industriais;
  • Geradores de resíduos de serviços de saúde; (sendo o PGRSS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde obrigatório para estes);
  • Geradores de resíduos de mineração;
  • Geradores de resíduos classificados como perigosos;
  • Estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços que gerem resíduos perigosos;
  • Estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços que gerem resíduos não perigosos por sua natureza, composição e volume e que não sejam equiparados aos resíduos domiciliares pelo poder público municipal;
  • Geradores de resíduos de construção civil;
  • Geradores de resíduos provenientes de atividades agrossilvopastoris, se exigido pelo órgão ambiental ou Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

Se sua atividade é passível de licenciamento ambiental, a elaboração do PGRS será uma exigência para a obtenção ou renovação do licenciamento dependendo de cada estado.





Conformidade com a legislação:

O PGRS é uma exigência legal requerida por órgãos ambientais, cuja elaboração do documento auxilia na gestão dos resíduos sólidos das empresas, exigindo sua rastreabilidade e documentação.

Redução de custos em longo prazo:

O PGRS também pode auxiliar de maneira direta na tomada de decisão e visão estratégica do negócio, já que uma vez executado de maneira correta é possível estabelecer metas de redução de resíduo (avaliado de acordo com cada processo) visando a diminuição de custo e melhorias no gerenciamento.

Prevenção de riscos ambientais:

Com o estabelecimento de objetivos e metas ambientais, as ações propostas irão auxiliar no gerenciamento correto do resíduo da origem até a sua disposição final, provendo melhor rastreabilidade documentada da destinação adequada dos resíduos e provendo redução dos riscos da geração de passivos ambientais.

Logística Reversa:

Caso sua empresa seja fabricante ou importador de produtos cuja implementação de Programa de Logística Reversa de Resíduos ao longo do ciclo de vida do produto seja mandatória, podemos auxiliar a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor. Consulte-nos para maiores informações.


VANTAGENS DO PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Conformidade com a Legislação

Prevenção de Riscos Ambientais

Redução de Custos em Longo Prazo

A ISOVIRTUAL conta com uma equipe multidisciplinar especializada nos diversos setores da indústria e serviços capaz de desenvolver o PGRS de sua empresa:


Vantagens da realização do Plano de Gerenciamento de resíduos sólidos com a ISOVIRTUAL:

Competência técnica

Agilidade

Equipe multidisciplinar

Solução customizada caso a caso



Para maiores informações acesse:
www.iso140012015.com.br/duvidas.aspx

Para solicitar orçamento acesse:
www.iso140012015.com.br/orcamento.aspx

O SOFTWARE DE GESTÃO GIS PODE AJUDAR A GERENCIAR TODOS ESSES PROCESSOS

analysis_icon

LEGISLAÇÃO

analysis_icon

GESTÃO DO IMPACTO AMBIENTAL

analysis_icon

GESTÃO DO RISCO DE SST

analysis_icon

GESTÃO SISTÊMICA

analysis_icon

GERENCIADOR DE RESÍDUOS